Cirurgia Bariárica – Uma escolha saudável

O assunto de hoje é polêmico. A cirurgia bariátrica está muito popular no Brasil hoje em dia, mas infelizmente muita gente não sabe n-a-d-a sobre o procedimento e já é contra. Eu recebi um email de uma seguidora hoje de manhã, contando que fez a cirurgia escondido do marido, da sogra e do filho, que eram contras. Só teve apoio da mãe e da irmã. Não sei como ela  conseguiu esconder a cirurgia, porque é um procedimento grande e a recuperação é lenta. Mas, de verdade? Bem que ela fez.

Eu tenho NOJO de gente que menospreza quem emagreceu com cirurgia bariátrica. Vocês acham que não existe esse tipo de pessoa, né? Mas existe. Desde ouvir que eu era muito nova pra fazer até ouvir que eu era preguiçosa. Preguiçosa? Fraca? Desculpa, mas uma pessoa que se submete a um procedimento desse, tem é MUITA força e coragem. Quero ver alguém que emagreça sem cirurgia (em nenhum momento falando mal, de verdade, queria eu ter conseguido), ficar 20 dias no líquido. Quero ver alguém fazer tudo que eu fiz e passar por tudo que eu passei pra chamar qualquer pessoa que seja gastroplastizado de fraco. Somos, na verdade, muito fortes e mais determinados que muita gente por aí.

Quando eu decidi fazer a cirurgia (técnica sleeve, foi tirado 20cm do meu estômago) contei para meus amigos mais próximos. A maioria me apoiou, quis saber mais sobre a bariátrica, mas também teve gente que era contra, que disse que eu não devia fazer, que ia voltar todo o peso… Pra essas pessoas, eu disse que não queria ouvir, e que se não fosse ter o apoio delas, eu iria querer me afastar até eu fazer  cirurgia. Em um momento como esse, eu não queria e nem deveria ouvir essas coisas, qualquer crítica podia fazer meu emocional desabar e a cirurgia iria por água abaixo. Até eu fazer a cirurgia, acho que 20 pessoas sabiam, o resto, ficou sabendo só depois.

Enfim, falando um pouco sobre a técnica cirúrgica, existem dois tipos mais populares. A capella e a Sleeve. A minha foi sleeve, que constitui em tirar somente pedaço do estômago, deixando o intestino intacto. E a capella mexe tanto no estômago quanto no intestino. Quem vai definir qual técnica será usada é seu médico. Ambas são feitas por vídeo, sem corte. Quer coisa melhor?

Quando é decidido fazer a cirurgia, é preciso fazer vários exames e acompanhamentos, que são INDISPENSÁVEIS. Dentre eles: Pneumologista, para exames, cardiologista, para exames, endócrinologista, para exames, nutricionista, para a dieta, acompanhamento pré e pós cirúrgico e psicóloga, para avaliação psicológica e acompanhamento ir pré e pós cirúrgico. Todos os profissionais acima devem emitir um documento liberando o paciente do tratamento, dizendo que tal está apto a passar pela cirurgia.

Por quê são indispensáveis? Pelo simples fato de que, você precisa ter uma cabeça MUITO boa e no lugar pra passar por um procedimento como esse.

A psicóloga vai poder te ajudar, tanto antes, quanto depois, porque é uma mudança pra vida. De nada adianta cortar um pedaço do seu estômago se a cabeça continua gorda, né?

A nutricionista vai te passar uma dieta ESPECÍFICA para pós cirurgia. Essa dieta varia, dependendo do método utilizado para redução de estômago, entre 20 a 30 dias, só em líquido. Por exemplo, eu fiquei 20 dias em líquido. No primeiro dia depois de operada, tomei, em copinhos de 50ml, água, chá e água de coco de 1h em 1h. No segundo dia, foi de 30 em 30 min. E no terceiro dia, quando fui pra casa, comecei com: Gatorade, água, suco natural, leite de soja batido com fruta, água de coco, gelatina líquida, chá, caldo no almoço e três suplementos para me dar força. Nos primeiros 5 dias em casa, o caldo e o suco devem ser coados com pano, pra não correr risco de não passar NADA, porque qualquer coisa que entra no seu estômago que não seja líquida, pode trazer riscos. Nos 10 dias seguintes, é coado na peneira, mas sem forçar pra passar, o que passou, passou e o resto que ficou alí é dispensado. E nos ultimos 5, é sem coar. Depois, é introduzida uma dieta pastosa, e você começa a comer aos poucos.

No meu caso, eu não senti vontade NENHUMA de comer durante esses 20 dias, e quando passei pra dieta pastosa, quem disse que eu conseguia comer? Eu olhava pra comida e aquilo me repugnava. Tive que fazer um esforço pra comer, e uns dias depois já estava tudo bem.

Com o passar dos meses eu fui voltando a comer alimentos que comia antes. Lembro que comi pizza pela primeira vez aos 5 meses de cirurgia. Fui em um rodízio, na Martignoni, aqui em Cascavel. Pizza de rodízio os pedaços são MUITO pequenos. Quantos pedaços eu comi? 3. E ainda achei que comi demais. Claro, hoje em dia eu vou e o máximo que consigo comer é 5, 6 pedaços. E ainda tenho que ficar escolhendo os sabores, hahahah.

Eu nunca tive problema em tomar água rápido, nunca tive problema para comer carne, nunca entalou alimento, nunca passei mal. Vai muito de pessoa pra pessoa, mas garanto que se você estiver com a cabeça no lugar, decidido a fazer tudo e passar por isso (porque não é fácil, infelizmente), vai ser fácil.

Se você se interessa pela cirurgia, de verdade, não espere muito. Eu quando vejo alguém acima do peso na rua, me dá uma vontade de abordar a pessoa e falar pra ela pensar na possibilidade da cirurgia, porque a vida dela ia mudar tanto, ia ser tão boa… Mas se eu fizer isso me xingam de loucaaa. Hahahaha. Enfim.. Não espere até levar um susto, até sofrer de alguma doença mais forte, até passar mal… Acorde antes que seja tarde mais! Quanto antes, melhor.😉

Qualquer dúvida que ainda tiverem, podem falar comigo, eu me sinto muito bem em ajudar, adoro poder apoiar quem faz essa escolha.

O post foi comprido, mas agradeço muito quem leu até aqui. Obrigada!

Gostou? Curta, compartilhe e comente! 

24 Comments Add yours

  1. Isabela Poltronieri diz:

    Oi ká! Te acompanho já faz um tempo, (desde quando usava tumblr) e tu nem tinha feito a cirurgia ainda… Eu estou bem acima do meu peso ideal, e tenho VÁRIAS duvidas, e morro de vontade de fazer esse procedimento, mas preciso de ajuda, tenho quase certeza que conseguiria passar por isso tranquilamente, mas só tenho o apoio da minha mãe e fico constrangida ao falar do assunto, e agora? Me ajuda =( Bjs❤

    1. khamoui diz:

      Oi Isa! Guria, se tu ja tem o apoio da tua mamis, o que mais tu quer? Hahahaha, é o mais importante! Tentem conversar com seu pai, se possível, levem ele em uma consulta. O mais importante é tu procurar um profissional pra poder te ajudar e te orientar nesse processo de escolha, porque é complicado, ainda mais se vc n tiver ninguém pra te ajudar.. Mas não fique constrangida, porque só de você pensar em mudar vc já é uma guerrreira!!! Beijo, qlq coisa fala comigo!

  2. Isabela Poltronieri diz:

    Então Ká, mas o meu pai não mora conosco, e é super contra, pensei em nem envolve-lo nisso, mas não sei o que é melhor! Essa semana mesmo tenho médico e vou tentar conversar com ele, mas da ultima vez que tentei conversar com ele sobre isso, ele disse que eu teria que fazer 6 meses de acompanhamento primeiro, o seu foi tudo isso? Meu irmão casa em Setembro, e eu to ficando desesperada por que já tentei tomar remédios, já vomitei depois de comia, e faço dieta e academia e NADA. Não sei mais o que fazer =(

    1. khamoui diz:

      Peraí, pode parar. Primeiro, não comece com remédios e segundo, PELO AMOR DE DEUS, não force o vomito, isso pode te trazer muito mais problema do que ajudar. Então se o seu pai não mora com vcs, é melhor nem envolver. O meu acompanhamento foi mais rápido, porque aqui é mais fácil de conseguir horário com os medicos e tudo é mais rapido ne? Mas não foram nem 2 meses direito.. Foi bem rapido. Mas se tiver que fazer os 6 meses, faz. Vale a pena!!

      1. Isabela Poltronieri diz:

        Eu comecei, tomei a uns meses atras mais engordei tudo de novo!! 2 meses, poxa, tão pouquinho, queria que aqui fosse assim rapidão também =((! E minha ultima pergunta, seus seios diminuirão com a eliminação de gordura? Tenho sérios problemas com isso também!! Teu conselho é importante. Obrigada Ká❤

      2. khamoui diz:

        Meu seio ta pura pele agora, em junho vou arrumar ele. Uhuu

      3. Letícia Rodrigues diz:

        Adorei esse post seu e como você sou totalmente a favor da cirurgia bariátrica. Gostaria de saber quanto custou a sua cirurgia? Penso em fazer essa cirurgia, sempre fui gordinha mas há 1 ano morando sozinha engordei 20 kg e já tentei dietas e remédios e não me ajudaram em nada. Tenho uma amiga que vai fazer a cirurgia mês que vem, só que achei muito cara a cirurgia dela, 30 mil. Por esse motivo não vou nem a um médico para saber, porque aí eu me animo pra saber que não vou fazer. Queria saber como foi e como você chegou na decisão que iria fazer a bariátrica? Parabéns pelo blog!

      4. khamoui diz:

        Oi! O preço da cirurgia é esse mesmo, mas a unimed cobriu a minha e eu não gastei nada. Você não tem plano? Qualquer plano é obrigado a cobrir bariátrica hoje em dia.. Dê uma pesquisada!!!! E tem um post meu MINHA HISTÓRIA que conta como eu decidi fazer!! Um bjo!

  3. Paula B. diz:

    Eu também fiz a cirurgia há 7 anos (!!!) e para te falar a verdade vez ou outra passo mal ainda sim… Mas não me arrependo em nenhum momento, mudou para melhor a minha vida de tantas maneiras! A gente só não pode ter a ilusão de que vai resolver todos nossos problemas, né – hoje em dia tenho que cuidar para não voltar o peso, e tento arduamente perder o que ainda acho que preciso perder ehhe.
    Acho que quem critica é por pura ignorância.
    Beijos!

    1. khamoui diz:

      Exatamente! Pq a cirurgia não é um milagre, é uma ajuda! Não é mágica, precisamos nos esforçar também, e muita gente que reganha o peso não se liga nisso! Parabéns pra vc tbm! Beijo!

  4. Olha Kah, eu ouvi isso de um médico (que é coisa de preguiçoso) e por isso resolvi mudar de médico. Não porque eu pense em fazer (tenho muitos problemas de saúde, uma cirurgia seria muito mais arriscada que me manter em sobrepeso) – mas porque achei falta de respeito com pessoas que escolhem um caminho diferente da dieta e exercícios. Eu admiro quem tem coragem de tirar um pedaço de si mesmo, é uma baita força de vontade!!! O único pedaço que vou tirar vai ser minha “pochete”, e porque está do lado de fora hahahaa bjoo!!

    1. khamoui diz:

      Hahahahaha!! Que médico mais anti-ético ne? Mas ok, cada um cada um, e se eu fosse eu que ouvisse isso eu ia ficar muuuuito braba!! Hahahaha cada um chega em seus objetivos do jeito que achar melhor e mais saudavel! beijo Dani!

  5. Amanda Vier diz:

    Olá tudo?
    Tenho acompanhado seu blog e seu instagram, também fiz a cirurgia bariatrica..
    Gostaria de saber há quanto tempo você fez e quantos kg eliminou?

    1. khamoui diz:

      Oiii! Eliminei em 2 anos esse peso total!!!!

  6. Laíza P diz:

    Oi liiiinda, tudo bem? Entao, eu e minha mae estavamos conversando esses dias e ela mesma tocou nesse assunto de cirurgia! Fiquei surpresa pq achava q ela nunca deixaria por eu ter 17 anos e por meu irmao tb ter corrido atraz disso e um dos medicos de um exame nao ter autorizado ele fazer. Eu e ele temos genetica pesada em engordar por causa do meu pai, q inclusive fez a cirurgia mas fez o metodo de cortar mesmo, acho q aquele antigo. Até meus 8 anos eu era magra, mas depois puf, rapidinho engordei muuuito. Sofri muito, adolescentes sao crueis, e até hoje ainda sinto preconceito, mas tento nao absorver tanto as palavras de gente inutil e desagradavel, mas é meio dificil. Mas voltando, depois disso comecei a pensar mais sobre, e uma colega minha recentemente fez, e isso me fez despertar mais o interesse pq ela ja era linda e hoje em dia ta ficando muito mais, e muito mais feliz! Tenho medo pois se eu fizer nao vai ser em hosp particular, pq recentemente minha mae cancelou o plano… mas ela mesma me disse q se for pra morrer morre no part ou no publico (valeu mae hahahaha). Tenho medo tb do q meu pai ira falar, e todo resto da familia.. nao quero energias negativas, nao mesmo. Queria saber de vc, como vc ta hoje? se arrepende? ficou com cicatrizes? Queria saber o q vc tem pra me falar hihi Um beijo

    1. khamoui diz:

      UAHUAHAUHAUH Adorei sua mãe. UHAUHA Então, acho que você tem que se informar, consulta, faz tudo certinho! Pq vale a pena mesmo!!! Eu to suuuuuuper bem. Não me arrependo, foi por vídeo, não cicatriz, só uns pontinhos… Foi a melhor coisa que eu fiz. Quem vai te dizer tudo e te dar informações corretas é um medico mesmo! Se tua mãe se apoia, leva ela com vc!!! Depois seu pai, e assim por diante. Como ele ja fez, provavelmente vai te apoiar tb! E o que o resto falar, ignora. Eu cortei relaçoes com as pessoas que tavam me falando bosta ne epoca… Hahaha!! Um bjo!!

  7. patricia diz:

    oLÁ TBEM FIZ A CIRURGIA BARIATRICA HA 8 ANOS, MINHA FOI BAYPASS, NÃO TENHO VERGONHA DE FALAR QUE FIZ, NO COMEÇO SIM PQ AS PESSOAS ACHAM QUE TODO MUNDO QUE FEZ A CIRURGIA PESAVA 200,300 KILOS, MAS HOJE EM DIA ISSO NÃO EXISTE MAIS.HOJE PESO 65 KILOS,NÃO PRECISEI FAZER NENHUMA CIRURGIA REPADORA, E TIVE FILHO HA 4 ANOS , E FOI TUDO BEM, É UM GAROTO SUPER SAUDAVEL, ENGORDEI 12 KILOS E SAI DO HOSPITAL VESTINDO MINHAS CALÇAS JEANS KKKKKKKKK, SONHOOOOOOOOO.!
    POREM NESSES 7,5 MINHA ALIMENTAÇÃO NÃO FOI LEGAL, NÃO ME NUTRIA, SIMPLESMENTE COMIA O QUE TINHA VONTADE, NUNCA MAIS ENGORDEI NOVAMENTE, AO CONTRARIO LUTO PARA MANTER MEUS 65 KILOS PARA NÃO EMAGRECER DEMAIS (SOU MAIS VELHA QUE VC, E COM O PASSAR DOS ANOS A GENTE NÃO FICA BEM MUITO MAGRA PQ CAI TUDO KKKKK), NÃO CONSIGO COMER CARNE E TENHO QUE COMER MUUUUITOOOO DEVAGAR E MASTIGAR MUUUIITOOOO PARA NÃO PASSAR MAL, POREM COMO O DIA-A-DIA DA GENTE É CORRIDO, IMAGINA COMO EU PASSAVA MAL, POREM HA 6 MESES, COMECEI COM UMA NUTRI ESPORTIVA, COMECEI A TREINAR E MINHA VIDA MUDOU PARA 100% MELHOR, HOJE TOMO MEUS SHAKES DE PROTEINA, FAÇO MINHA SUPLEMENTAÇÃO E COMO COMIDAS SAUDAVEIS E FUNCIONAIS, A CASA TODA MUDOU, INCLUSIVE MEU FILHO ENTROU NA DANÇA E SE ADAPTOU SUPER BEM A NOVA ROTINA ALIMENTAR, MEU MARIDO EMAGRECEU KILOS E HOJE SOMOS UMA FAMILIA FITNESS E SAUDAVEL! sIGO VC NO IG E AMOOOO TODAS AS RECEITAS, TENHO UMA PASTA SO DE RECEITAS FIT E AMO FAZE-LAS. MEU NOME É PATRICIA E TENHO 38 ANOS, UM FILHO DE 4 E HOJE EU SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE FELIZ, NÃO ME ARREPENDO NUNCA DE TER FEITO, POREM AS PESSOAS QUE QUEIRAM FAZER TEM QUE SABER QUE SUA VIDA ALIMENTAR VAI MUDRA RADICALMENTE,MAS VER MINHA NOVA IMAGEM NO ESPELHO NÃO TEM PREÇO.E LEVEI QUASE UM ANO PARA ALCANÇAR O PESO QUE ESTOU HOJE.
    BEIJOS
    MEU IG É @patybattirola.

    1. khamoui diz:

      Realmente, foi o que falei no post! As pessoas tem uma visão muito errada da cirurgia.. Mas ufa, que bom que existem pessoas como você e como eu pra mostrar o contrario ne? Obrigada por escrever tudo isso e deixar seu recado aqui, Patricia!!! Um beijooooo lidona! Vamos juntas!

  8. Yass diz:

    OIE
    Eu tinha um olhar meio ~não positivo~ sobre quem fazia esse tipo de cirurgia porque, pra que não tem conhecimento – como eu não tinha até ler seu texto – parece mesmo uma maneira “fácil” e rápida, apesar de saber que há casos que SÓ a cirurgia pode ajudar. Mas acabo de ver que NÃO É, esse pensamento era puro preconceito idiota mesmo.
    Eu perdi peso com alimentação saudável e exercício físico e vendo que você também mantém esses hábitos saudáveis E AINDA fez a cirurgia, acho que quem tem mais mérito aqui é você.
    Parabéns pela coragem e força de vontade, de verdade.
    E parabéns pelo blog, claro, que é magnífico. Eu nunca vi tantas receitas saudáveis criativas em um só lugar como tem aqui. Tá no top dos meus favoritos!
    Continue com o ótimo trabalho e com os ótimos hábitos!
    De uma nova leitora

    Yasmin Quasne (@dougiepeladao – ainda to surtando porque seu blog é perfeito vc é perfeita bjssssss)

    1. khamoui diz:

      Ai que lindaaaaa!!! Ahahahah. É bem assim mesmo! Mas que linda, fico feliz que tenha lido e mudado sua opinião! Porque o numero de pessoas que pensa mal da cirurgia infelizmente é bem grande. E tbm é difícil alguém manter os hábitos saudaveis. Eu sou excesso, ufa! Ajahahahahha fico feliz que tenha gostado de tudo!!! Um bjooooo

  9. Adriane S Bilibiu Tebaldi diz:

    Karime….
    Olá, querida!
    Conheço muito bem o que você passou…
    Quando fiz minha cirurgia bariátrica estava com 38 anos e, desde os 16, sofrendo com meus kilos e refém de todas as dietas existentes neste mundo… acho que toda pessoa gorda ja experimentou todas estas dietas!!! Desde pequena ouvindo a frase “ela é tão linda, pena que é gordinha!!!”.. que nojo!!!! heheheh.. Durante 22 anos tomei todos os tipos de drogas que apareciam, consultei com todos os médicos desta cidade e muitos de outras… exercícios físicos??? minhas mãos eram repletas de calos, pois todos os dias eram 3 horas de martírio!… mas as pessoas continuavam a achar que eu não tinha força de vontade! …. sim… EU TINHA .. tinha tanta, que tentei TUDO o que podia para ficar magra!… Até que um dia cheguei no meu médico e, aos prantos e desesperada ele me indicou a cirurgia!….foi uma das melhores decisões da minha vida! Claro que hoje tenho algumas limitações, meu corpo responde diferente e ainda estou conhecendo as mudanças que acontecem no meu corpo! Mas esta descoberta diária me fez também reconhecer que continuo a mesma pessoa, mais bonita, claro, mas a mesma Adriane.. apenas o corpo mudou!!!.. Continuo me cuidando, me exercitando e procurando todos os motivos para ser sempre alguem feliz…Portanto… parabéns a nós, mulheres corajosas e de MUITO amor póprio e força de vontade!!!!

  10. Sara diz:

    Oi, linda!
    Primeiramente quero parabeniza-la pela delícia que é o seu blog e pela qualidade das informações postadas aqui. Pois bem, estou na fase final dos exames pré-operatórios para realização da cirurgia e estou hiper confiante pois sempre que leio relatos como o seu e de tantas outras ex-infelizes que renasceram e se redescobriram e se apaixonaram por si mesmas, fico mais segura de que estou no caminho certo. Só tenho um pouco de receio quanto à liberação do plano desde que meu IMC está em 36 ( com comorbidades! )…será que eles negam por acharem que é “baixo”?
    Um beijão e continue assim, linda, leve e solta!!!!

  11. Daniella diz:

    Olá! Também fiz a sleeve, só que estou sentindo muita fome. Seu estômago ficou com quantos ml? O que você conseguia comer com um mês de operada? Bjs

    1. khamoui diz:

      Oq a nutri passou, dieta liquida e dps pastosa.

Deixe uma Resposta

