Alimentos orgânicos: por quê tão caros?

Alimentos orgânicos: por quê são caros?

Hoje em dia a procura pelos alimentos saudáveis aumentou bastante. Colocar legumes, verduras e frutas isentas de agrotóxicos em nosso dia a dia é muito interessante, afinal, nossa saúde está em jogo, né? Mas por que esses alimentos orgânicos são tão caros? Vou explicar pra vocês como funciona tudo, desde escolher o lugar em que irão ser plantados até o controle que deve ser feito e aí quem sabe entenderão o porque do preço.

Ninguém pode decidir ser um produtor orgânico de um dia pro outro. Para escolher o local de cultivo, existe uma série de burocracias. Por exemplo, o local deve ser “isolado”. Você cultiva produtos orgânicos, mas no terreno ao lado os produtos não são orgânicos. Os seus produtos não podem ser considerados orgânicos, por que o vento, chuva e a terra levam os agrotóxicos do terreno ao lado até o seu. Ou seja, o local tem que ser “isolado”, e só assim a fiscalização do ministério da agricultura de produtores orgânicos irá aprovar.

Além do local, o custo é caro. Um produtor rural gasta em media 17 reais para plantar, enquanto um orgânico gasta 150 reais. Agora multiplique isso pela quantidade de vezes em que ele tem que plantar, né? Fica caro.

O produtor deve ter um controle rigoroso na hora de plantar, colher, vender e estocar. Esse controle deve ser anotado para posteriormente passar pela fiscalização. Deve ser anotado a quantidade de pés de alface plantados, de tomates, morangos, e assim por diante. Depois disso, anota-se quantos foram colhidos, vendidos e quantos sobraram.

A fiscalização é feita de seis em seis meses. Se o produtor estiver com algo mínimo fora das regras, ele não é mais considerado um produtor orgânico. E o processo para se tornar um produtor orgânico leva, em média, cinco anos.

Entenderam? Agora me digam.. Vale ou não vale a pena ter a certeza de que os alimentos que você está adquirindo e servindo a mesa para sua família comer estão sendo bem cuidados?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s