Alimentos Industrializados

No geral, sabemos que alimentos industrializados não são a melhor escolha. Mas, será que nem os industrializados “integrais” são bons? Será que nem esses são um pouco saudáveis? A barrinha de cereal, as bolachas de chocolate integrais com aveia, nem essas são uma boa escolha? E se eu disser que não? Barras de cereal são riquíssimas em açúcar. Bolachas integrais não são integrais..

Falar de industrializados é complicado, pois são uma escolha rápida e prática, que podem ser levados para qualquer lugar a qualquer momento. E a variedade existente no mercado hoje é imensa, com prateleiras e mais prateleiras cheias desses produtos.

Deve-se ter cuidado ao consumí-los, pois na maioria das vezes, industrializados são:

-> Ricos em açúcar;
-> Ricos em sódio;
-> Ricos em farinha branca (mesmo os que dizem ser integrais);
-> Ricos em gordura;
-> Pobres em vitaminas e minerais.

Então, como consumí-los? Como saber qual podemos ingerir?

1.Ler o rótulo com atenção!

O rótulo é onde encontramos informações sobre os produtos, como sua composição, valor nutricional e porção.
Na composição, estarão os ingredientes, que encontram-se listados por ordem decrescente, sendo o primeiro ingrediente encontrado em maior quantidade no produto e assim por diante. Por exemplo, um produto integral que esteja listado ter: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, óleo de girassol, linhaça, farinha de trigo integral enriquecida com ferro e ácido fólico, açucar, etc. E aí, esse produto é ou não é integral? Não é! O primeiro ingrediente dele é a farinha branca, o que significa que é o ingrediente mais abundante no produto, e, a farinha integral, é o quarto ingrediente, o que faz o produto não ser 100% integral.

2.Valor Nutricional!

A tabela nutricional nos mostra a quantidade de calorias por porção do produto, a quantidade de carboidrato, de proteína, lipídios (gordura), sódio e outras vitaminas e minerais. Atenha-se a esses detalhes:
Para calorias: opte pelos que possuam menos de 400kcal por 100 gramas de produto.
Para carboidratos: quando o produto for rico em carboidratos, prefira com mais de 6g de fibras e proteína.
Para lipídios: opte pelos que possuam menos de 10g de lipídios por 100g de produto.

-> Prefira produtos industrializados orgânicos;
-> Evite o consumo de biscoito recheado, macarrão instantâneo, salgadinhos tipo chips, refrigerantes, sucos de caixinha ou pacotinho, salsicha, etc;
-> Prefira sempre lanches naturais, com frutas, oleaginosas, e, se for consumir um industrializado, atenha-se as escolhas corretas.

 

 

Até o próximo post!

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