Conte sua história: Raquel Uzai

Hoje quem nos conta sua história é a Raquel, do @fitforlife_brasil. Ela nunca fui muito acima do peso. Percebeu rapidamente que havia engordado um pouco e não deixou que esse pouco se transformasse em muito. A Raquel é a maior prova de que o peso não é o mais importante. Quer saber como ela fez isso? Então, leia:

Sou carioca, tenho 30 anos e moro na Barra da Tijuca – RJ. Morei 2 anos em Búzios e depois voltei pro Rio.

Sempre fui magra, desde pequena. Pernas compridas e finas. Já fiz de tudo que você pode imaginar. De Ballet Clássico à Futebol e Muay Thai, mas nunca fui muito disciplinada. Sempre gostei de comer doces, pizzas, hambúrguer com batata frita, essas coisas que todo mundo ama. Apesar de sempre ter sido magra, e mesmo comendo um monte de besteiras não engordava (uns 2kg no máximo, o que não muda muito o corpo) meu corpo não era do jeito que eu queria que fosse, pois era a falsa magra, que de roupa era lindo, mas de biquini se via a barriguinha, flacidez e claro, as celulites, que mesmo nunca tenho muitas, tinha e me incomodava. Queria um corpo durinho, definido, mas não fazia por onde, pois não fazia exercícios regularmente e não me alimentava certo, até porque eu não sabi o quanto a alimentação era importante e que sim, ela que faz a grande diferença!

20131002-115003.jpg

Depois de 3 anos fazendo Muay Thai (não direto, parei e voltei algumas vezes, já disse que não era disciplinada rsrs) no começo do ano passado tive que parar, pois meu joelho doía muito e foi ai que descobri que tinha condromalacia e que tinha que fazer musculação pra fortalecer. O ortopedista pediu que eu parasse de lutar e entrasse numa academia, pois bem, eu parei de lutar em Janeiro/12, mas como eu não gostava muito da ideia de fazer musculação (sim, eu não gostava de musculação no começo) e tinha aquele pensamento super errado de que sou magra e não vou engordar, fui deixando, deixando.. em Setembro viajei de férias pros EUA, ainda sem estar fazendo nada de atividade física, até pq como o joelho não doía mais (claro, estava sedentária) não dava muita bola. Fiquei de férias duas semanas, só passeando e comendo besteiras. Se eu comia besteira aqui, imagina nos EUA?? Era de milk shake de Nutella pra cima!! Tenso!! Resultado? Voltei com 5kg extras e depois ainda engordei mais 3kg aqui!!! Em Novembro, no aniversário do meu marido, tive uma crise, só ai caiu a ficha que tinha engordado!!! Quando fui me arrumar pra sair, nada cabia, tudo vestia mal e eu fiquei péssima!!!! Imagina, 8kg a mais, distribuídos no meu braço, rosto, barriga e coxa!! Como eu não tinha me dado conta ainda? Não sei, mas fiquei super desanimada, estraguei o aniversário dele, pois nem quis sair de casa, fiquei arrasada (até hoje me culpo por isso!). E sabe o que é pior, eu fiquei tão arrasada, com a auto estima tão baixa, que demorei ainda 1 mês pra realizar que tinha que mudar!! Foi ai que em Dezembro, perto do natal, me matriculei na academia e resolvi tomar vergonha na cara, antes que os 8kg virassem 10kg, 15kg..

Uma semana antes do Natal, fui com meu marido (imagina a animação dele, até pq ele seeeempre treinou) na academia e me matriculei. No mesmo dia comecei e já me animei. Mas o marido super desconfiou, pq achou que essa minha empolgação ia durar 1 mês no máximo. Confesso que até eu fiquei com medo de não levar a sério. Mas não, me surpreendi comigo mesma, comecei e fui com tudo. Treinava de segunda à sábado e fazia 45min de aeróbio todo santo dia depois do treino (corrida, esteira inclinada, transport.. o que desse vontade) e aos domingos pedalava, corria na ciclovia, nunca ficava parada. Mas uma coisa ainda estava errada, a alimentação. Não sabia exatamente o que comer durante o dia, antes de treinar, depois de treinar, as quantidades, nada!!! Meu marido sempre treinou e sempre amou, mas como eu comprava muita besteira pra comer, ele nunca conseguiu fazer uma alimentação boa, mesmo tendo uma idéia dos alimentos que eram bons pra atletas, pois ele vive pesquisando sobre o assunto. E de tanto ver ele ler sobre, resolvi meter a cara também e começar a pesquisar sobre alimentação saudável e funcional. Foi ai que ‘conheci’ a Bella Falconi e minha vida mudou!! Isso foi em Janeiro desse ano. Comecei a ler tudo sobre ela, o que comia, os horários que ela comia, os treinos, tudo!! Depois que vi uma foto do antes e depois então, me empolguei mais ainda!! Pensei na hora “Eu tb posso”. Fui correndo pro supermercado com a lista de compras da Bella e abasteci a casa com comidas saudáveis e funcionais, e dei todos os chocolates e afins que tinham lá em casa. Ali começou uma nova vida pra mim e pro meu marido, que estava mais feliz que nunca rsrs. Ele me ajudou muito, ainda mais no começo, que não sabia nada sobre carboidratos simples e complexos, índice glicêmico de alimentos.. nada, não sabia nada!! Aprendi muito com ele, com a Bella e lendo muuuuito, todo santo dia!! Buscamos na internet a maneira de calcular a quantidade de proteína e carboidrato que eu precisaria por dia, dividimos por porções, de acordo com meus horários, e montamos uma alimentação (de cutting) pra mim. De janeiro até junho eu emagreci os 8kg que ganhei, reduzindo muito meu BF, o que fez eu voltar aos meus 52kd de sempre, mas com outro corpo, pois agora não tinha tanta gordura corporal como sempre tive, mesmo sendo magra.
Muita gente me pede a dieta que fiz no cutting, mas eu sempre digo, é tudo muito específico, eu posso até falar tudo que comia e nos horários que comia, mas cada um tem um corpo, peso, altura, objetivo, bf, horários e rotina de treinos, e isso tudo influência muito na dieta. Mas era mais ou menos assim:

Café da manhã: 1 fatia de pão 100% integral com cottage + 1 dose de whey OU omelete de 3 claras
Lanche da manhã: 1 maçã (nem sempre fazia, as vezes almoçava direto)
Almoço: 100gr de arroz integral + 100gr de frango grelhado OU 120gr de Tilápia + Brócolis
lanche de tarde (era meu pré treino e última refeição com carbo): 80gr de batata doce + 1/2 lata de atum light ao natural OU 3 claras de ovo
Pós treino: 1 dose de whey (nunca tomei isolado, sempre normal)
Jantar (30/40min após o whey): 150gr de Tilápia OU 120gr de frango + folhas e aspargos OU folhas e brócolis
Ceia: 4 claras cozidas OU albumina + 4 amêndoas
Fazia tudo com pouquíssimo sal, comendo sempre de 3 em 3 horas e bebendo SEMPRE muita água gelada!

Tenho 1.68 de altura e sempre tive 52kg. Fui pra 60kg e estava com quase 26% de gordura corporal. Após o cutting de quase 5 meses, voltei aos 52kg e baixei a gordura corporal pra 13%.
Em junho estava muito magra, zero músculo, foi ai que procurei um nutricionista esportivo e médico nutrólogo, pra me ajudar na fase de bulking (ganho de massa). Pois ia ter que dobrar a quantidade de comida e fazer mudanças nos treinos também, e fiquei com medo de não saber fazer, o que foi muito bom, pois é fundamental a ajuda de um profissional.

20131002-115133.jpg

Hoje minha rotina esta bem diferente da fase de cutting. A alimentação mudou bastante, como mais que o dobro e treino bem mais pesado e com intervalos, que é fundamental pro crescimento do músculo. Treino 3 dias e descanso um. Meu treino é ABC. A: quadríceps – B: superiores – C: posterior + glúteo. E o abs eu altero sempre. Não faço mais aeróbio, apenas para aquecer nos dias de treino de perna, mas faço apenas 5 min de transport ou esteira inclinada. Desde que comecei o bulking, em Junho, já ganhei 5kg de massa magra, o que é MUITO pra mim, pois tenho muita dificuldade. Mas não tenho pressa, aliás ninguém tem que ter, tudo tem seu tempo, cada corpo é um, por isso tb não podemos nos comparar com ninguém. Nada é fácil, é tudo muito suado, ninguém acorda sarado nem gigante, por isso também não me venham com esse papo de que “pego massa muito fácil” porque isso não existe!! A gente sofre, passa fome, passa vontade de comer doces, mas vale a pena cada sacrifício. Ai me perguntam se eu não sinto falta de comer chocolate, pizza, batata frita… sinceramente, não mais. Claro que as vezes bate uma vontade de comer um bombom, mas nada de mais.. No começo eu fazia dia lixo todo final de semana, mas chegava segunda-feira e eu me sentia o lixo, arrasada, pois via que todo o sacrifício da semana tinha sido prejudicado. Comecei então a mudar isso, trocando dia lixo por refeição lixo e aos poucos consegui tirar tudo. Acreditem, quanto menos a gente come besteira (principalmente açúcar que é viciante) menos vontade nós temos, e a gente se adapta a tudo!!

Quando comecei a mudar de vida, digamos assim rs, o objetivo era apenas emagrecer, mas aos poucos eu fui me apaixonando por esse estilo de vida e viciei!!! Tem coisa melhor que estar bem por dentro e por fora? Saudável e com um corpo bonito, o que mais queremos? Qualidade de vida total, não tem como não gostar!!! Agora é a hora de ter o corpo que sempre quis. Uma barriga bonita, com definição, corpo durinho e com músculos, sem exageros e sempre feminino. Não que eu não ache bonito mulher musculosa, eu gosto sim, aliás acho que as pessoas tem que parar com essa besteria que músculo é coisa de homem, cada um sabe o que é bonito pra si mesmo. Eu gosto de músculos, mas quero ficar proporcional ao meu tamanho e do jeito que me sentir mais bonita. Amo meus braços e costas, mas ainda quero ganhar mais massa nas pernas, que é minha maior dificuldade. Depois? Vamos manter e sempre, sempre nesse estilo de vida saudável. Muita gente me pergunta até quando vou estar na dieta e eu sempre respondo que não é dieta, é um estilo de vida, o que muda é a quantidade de comida que como, isso difere nos meus objetivos, mas alimentação clean, vai ser pra sempre. E sim, posso me dar o luxo de comer uma coisa ou outra fora da minha alimentação, mas tudo tem hora e quantidade certa, e eu vivo feliz assim, não sinto falta de me acabar em besteiras, acreditem, o ser humano se acostuma com tudo!!

20131002-115248.jpg

A minha maior inspiração é a Bella Falconi, claro! Ela me fez ver a vida com outros olhos e vou ser grata sempre por isso!!! Também me inspiro muito na minha prima e atleta IFBB Juliana Uzai, que é a minha maior parceira e me ajudou muito no começo também, com dicas de alimentação e ideias ótimas!!
Mas poderia falar aqui de um monte de gente incrível que me inspira de várias maneiras: Maite Bueno, Gracyanne Barbosa, Penélope Nova, Nicole Wilkins, Massiel “Massy” Arias (conhecida no ig por Mankofit), Alessandra Pinheiro, Joey Swoll e Debora Valduga.

NUNCA desista de seus objetivos, acredite sempre no seu potencial, não dê ouvidos aos invejosos e preguiçosos. Curta cada momento da vida, se aliemente bem, faça exercícios, beba muita água, se ame, se cuide e sempre seja você! Nunca passe por cima de ninguém, torça pelo sucesso dos outros, fique feliz pelas pessoas tanto como vc fica feliz por vc mesmo. Sorria sempre, a vida é muito curta e boa pra ficarmos de cara fechada! Viva intensamente!!!

20131002-115555.jpg

6 Comentários Add yours

  1. Nossa, eu realmente amei esse post, to amando seu blog! Comecei a seguir a Raquel pelo insta faz tempinho já, e ela simplesmente esta virando uma inspiração para mim! Adorei o depoimento dela!

  2. Adriana diz:

    Raquel Minha Musa Fit 😉 Parabéns pela disciplina e dedicação, assim como eu tem muitas pessoas que se inspiram nela, comecei a treinar em fevereiro desse ano já obtive resultado mais vendo o instagran Fitforlife_brasil estou melhorando minha alimentação 😉 Projeto Vida Saudavel p/ sempreeeee!!! Continue essa simpatia de pessoa, atenciosa com seus seguidores! Lindonaaaa Te adoro! Minha inspiração! Meu orgulho!!

  3. anna_vidasaudavel diz:

    Fiquei mais fã ainda da Raquel ! 🙂 Excelente reportagem! 🙂

  4. Cah diz:

    Comigo foi exatamente como aconteceu com a Raq… mas minha inspiracao FOREVER sera ela! Todo dia olho o que ela come, mudo minhas refeicoes e sempre olho sua foto antes de qquer jaca! Hoje vou de bike pro trabalho, academia 4 vzs por semana mas ainda estou na fase de cutting! Faco mil pergntas pra ela e logico q as vzs ela nem responde! mas um dia ela vai notar minha transformacao tb!! 🙂

Deixe um comentário